Socialbakers: uma das imensas ferramentas de um RP

Na PRStack  podes encontrar mais de 250 ferramentas fundamentais de RP.

Uma delas é a Socialbakers

Socialbakers é uma ferramenta de Relações Públicas, disponível desde 2008, que oferece dados estatísticos e métricos relativamente a algumas redes sociais como o Facebook, Twitter, Google Plus, Youtube, LinkdIn e Instagram. Desta forma, é possível monitorizar e optimizar as campanhas nos social media feitas pelos profissionais de RP nas organizações.

Para qualquer organização desenvolver uma estratégia de sucesso nos social media é preciso compreender se a si próprio como também o comportamento dos seus concorrentes nestas plataformas. Esta ferramenta permite, então, que as organizações acompanhem o seu desempenho nas redes sociais e o dos seus concorrentes, de modo a delinear uma estratégia fundamentada a partir dos dados recolhidos e analisados nela disponíveis.

Dentro desta grande ferramenta existem  sub-ferramentas, pagas, com carácter mais profissional, são elas:

  • Socialbakers Analytics – compara a organização com a concorrência, oferece indicadores de desempenho para medir o crescimento de seguidores, possibilita a visualização dos principais influenciadores, analisa as taxas de engagement e interacção e os padrões do sector;
  • Socialbakers Builder – possibilita a programação e publicação de conteúdo nos diversos social media, agrega conversas em torno de uma organização e informa sobre o conteúdo que funciona melhor nos social media da organização. 
  • Socialbakers Marketing Suite – optimização da Socialbakers Statistics (citada a baixo).

Outra sub-ferramenta disponível na Socialbakers, desta vez gratuita, que me despertou mais atenção e que eu quero dar especial importância pela sua utilidade é a Socialbakers Statistics.

A statistics oferece métricas actualizadas diariamente relativas ao Facebook, Twitter, Google Plus e Youtube:

stat111

É possível verificar os utilizares diários activos e mensais e a percentagem de utilizadores a partir de um Smartphone destas quatro plataformas: 

stat2

Permite também visualizar quais os temas/organizações/celebridades mais populares em cada país, relativamente a uma determinada indústria.

Disponibilizam-nos uma larga oferta de países para analisar, inclusive Portugal, que é o nosso ponto de foco principal:

stat3

Relativamente à indústria disponibilizam-nos 8 segmentos diferentes: 

stat10

Dentro de cada um existem várias opções:

stat11

O objectivo é cruzar a informação de modo a perceber, neste caso, quais as organizações desportivas mais seguidas no Facebook, em Portugal:  

stat12

Após esta análise estatística na Socialbakers, percebemos que a organização desportiva mais seguida em Portugal no Facebook é a Uefa Champions League, seguindo-se da Premier League.

Conseguimos, deste modo, a partir de estatísticas gratuitas, filtrar quais as organizações/marcas/celebridades mais seguidas nos diferentes social media disponíveis, dando-nos dados fundamentados para a nossa investigação de modo a delinear uma estratégia e ganhar vantagem competitiva.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s